Bem-vindo ao sotão da Isabel

Maria Isabel Turuelo Fiadeiro de seu nome, filha de António Correia Ribeiro Fiadeiro, português de gema, do ramo Barradas da Silva Fiadeiro, e de Carmen Turuelo Torres, espanhola, nascida em Londres, criada na Praia da Rocha e residente na Mauritânia, é bem um exemplo de cosmopolitismo que lhe confere uma especial aptidão para se entrosar em culturas tão diferentes entre si e delas extrair uma interpretação tão peculiar bem patente na sua obra de pintora.

O objectivo desta página é tão simplesmente proporcionar a todos a sua obra, em jeito de arrumação de memórias, e daí a sugestão do sotão, local de eleição para guardar as recordações do passado.

Como, felizmente, é sua intenção continuar a pintar por muitos e bons anos, teremos uma página viva que será actualizada tão frequentemente quanto possível.

O Curriculum Vitae da autora pode ser consultado aqui:

Curriculum Vitae

Ainda nesse registo, conduzimos os interessados para outro site onde encontarão mais sobre este tipo de informação e que aqui nos dispensamos de repetir:

Isabel Fiadeiro - filme de Ana Pissarra

Neste momento temos disponíveis os trabalhos de pintura em acrílico agrupados por anos, as aguarelas em conjunto.

No mostruário de 2005, a pintora não pensou em fotografar os seus trabalhos antes de os emoldurar o que teve como consequência aparecerem os clarões do flash.

Segundo a autora, todos os seus quadros têm sido vendidos, nas exposições que tem realizado em Nouakchott e Dakar, e não só, pelo que esta é a única oportunidade de os conhecer, mesmo que não sendo nas condições ideais.

2005

2006

2007

2008

oficina

aguarelas

Tendo participado em diversas exposições, parte das quais referidas na Net, a seguir apresentamos os links para esses sites:

2006-11-06 - Nouakchott

Noutra dimensão, Isabel mostra uma outra faceta das suas aptidões, em termos de um misto de antropologia, reportagem e sociologia, traduzidos em "carnets de voyage", onde se alia a sensibilidade das descrições à beleza simples e ternurenta das suas aguarelas.

Destes carnets, três encontram-se expostos em blogs da autora, dos quais apresentamos em seguida backups arquivados nesta página.

Isabel Fiadeiro - Carnet - Les Imraguens, Pecheurs du Banc d'Arguin, Mauritanie

Isabel Fiadeiro - Carnet - Nouakchott, ses gents et ses marchés

Isabel Fiadeiro - Carnet - Femmes Saharauis en exile

Isabel Fiadeiro - Carnet-Dakar flipbook Jul 2007

Sendo esta área, uma que lhe permite fugir á vida quotidiana e lhe dar a oportunidade de viver integrada com a população nas aldeias da Mauritania e não só, e tendo uma quantidade enorme de temas já realizados e em rápido crescimento, acompanhando o fogo da sua inspiração e capacidade de trabalho, esta página vai ter muito que crescer, na medida em que as nossas mais reduzidas capacidades o permitam.

Se gostou, de vez em quando volte a visitar-nos, pois o melhor estará sempre a vir.

Esperamos que a sua visita lhe tenha sido agradável e poderá contactar a autora pelo seu mail:

e-courier pour isabelfiadeiro@hotmail.com

Preparado por José M. Fiadeiro em Agosto de 2008